Topo
Notícias

Defesa de Lula fala em 'mais uma decisão histórica' após julgamento do STF

Com a decisão, Lula se torna ficha limpa e elegível para 2022 - Vinícius Nunes/Agência F8/Estadão Conteúdo
Com a decisão, Lula se torna ficha limpa e elegível para 2022 Imagem: Vinícius Nunes/Agência F8/Estadão Conteúdo
do UOL

Colaboração para o UOL

15/04/2021 19h38

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, por meio de nota, que o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) é "mais uma decisão histórica". Hoje, os ministros confirmaram, por 8 votos a 3, a decisão do ministro Edson Fachin que anula todas as condenações do ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato.

Para a defesa, a decisão do STF "restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do Sistema de Justiça do nosso país".

"A incompetência da Justiça Federal de Curitiba é afirmada por nós, advogados do ex-presidente Lula, desde a primeira manifestação escrita protocolada em Curitiba, em 2016", diz a nota assinada por Cristiano Zanin e Valeska Martins.

Os advogados de Lula também comemoraram o reestabelecimento dos direitos políticos do petista. Com a decisão, Lula se torna ficha limpa e poderá concorrer nas eleições de 2022.

O julgamento, no entanto, ainda não terminou e continua na próxima quinta-feira (22). A maioria dos ministros concordou sobre a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para o julgamento, mas ainda não há consenso se os processos devem ser encaminhados para o Distrito Federal ou São Paulo.

Notícias