Topo
Notícias

CEO do BlackRocks Startups: Diversidade é questão de sobrevivência

do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2021 04h01

A ampliação da diversidade é fundamental para transformar todo o ecossistema de startup e possibilitar melhores resultados a todos da cadeia.

Este é um dos assuntos abordados no episódio de número 80 do podcast Mídia e Marketing, que esta semana recebe Maitê Lourenço, CEO e fundadora da BlackRocks Startups.

A BlackRocks é uma aceleradora de negócios que capacita e desenvolve empreendedores negros e tem, entre seus patrocinadores, marcas como BTG Pactual e TikTok.

"Ter diversidade é muito importante porque aumenta a possibilidade de acessar outras ideias, outros lugares, outras oportunidades", diz Maitê (no vídeo acima, este trecho está a partir de 20:46).

No papo, Maitê também fala como é fundamental a atuação dos investidores para mudar o racismo estrutural do ecossistema de startups.

"Existe um sistema histórico no Brasil que elimina a possibilidade de que as pessoas negras cresçam nas empresas. Das 500 maiores empresas do Brasil, só 5% têm lideranças negras. E, no ecossistema de startups, negros têm que ser ainda mais criativos", declara (a partir de 14:16).

Maitê ainda destaca os números do estudo "Panorama do ecossistema de startups no Brasil - Rumo à diversidade racial", lançado em fevereiro deste ano e produzido em parceria com a consultoria Bain & Company.

"Não dá para pensar em empreendedores sem pensar na população negra brasileira, que representa 51% dos microempreendedores no Brasil. Há necessidade de se transformar todo ecossistema para que a gente veja resultados diferentes. As empresas precisam fazer isso. É uma questão de sobrevivência" (a partir de 10:09).

Notícias