Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Quase duas décadas de intervenção dos Estados Unidos no Afeganistão

14/04/2021 13h40

Cabul, 14 Abr 2021 (AFP) - A invasão do Afeganistão liderada pelos Estados Unidos em outubro de 2001, quase um mês depois dos atentados terroristas de 11 de setembro, foi o início de uma aventura militar incerta, que está próxima do fim, quase 20 anos depois.

As tropas dos Estados Unidos invadiram o país depois da recusa dos talibãs de entregar o fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden.

- "Guerra contra o terrorismo" -O presidente George W. Bush lançou a operação "Liberdade Duradoura" em 7 de outubro de 2001, após os ataques de 11 de setembro que mataram quase 3.000 pessoas em território americano.

O então regime islamita talibã no poder em Cabul dava refúgio ao iemenita Osama bin Laden e à sua rede Al-Qaeda, responsáveis pelo ataques.

Washington exigia dos talibãs a entrega de Bin Laden, o que o movimento islamita negou.

Em poucas semanas, a coalizão internacional liderada por Bush derrota e retira do poder os talibãs, que haviam ocupado Cabul após vários anos de guerra civil, em 1996.

Além dos ataques aéreos, Washington apoiou a Aliança do Norte, uma série de tribos que lutavam contra os talibãs. No dia 1 de novembro, os Estados Unidos tinham 1.000 soldados em território afegão, que passaram a 10.000 no ano seguinte.

- Guerra esquecida -A atenção americana muda do Afeganistão para a próxima aventura militar, a invasão do Iraque em 2003 para derrubar o ditador Saddam Hussein, acusado de ter armas de destruição em massa.

Os talibãs e outras facções islamistas se reagrupam no sul e leste do Afeganistão, de onde conseguem viajar para zonas tribais do Paquistão, e começam um movimento de insurgência.

O comando militar americano pede reforços em 2008. O presidente Bush aprova o envio de 48.500 soldados adicionais.

- Pico de 100.000 tropas -Em 2009, Barack Obama - eleito presidente com a promessa de acabar com a guerras no Iraque e Afeganistão - aumenta a mobilização de tropas a 68.000. Em dezembro envia mais 30.000 soldados.

O objetivo é sufocar a insurgência talibã e fortalecer as instituições afegãs.

Em 2010 mais de 150.000 soldados estrangeiros estão em território afegão, incluindo 100.000 americanos.

- Morte de Bin Laden - Bin Laden morre em 2 de maio de 2011 em uma operação das forças especiais americanas no Paquistão.

- Fim das operações da Otan -A Otan anuncia em 31 de dezembro de 2014 o fim de sua missão de combate no Afeganistão.

Mas de acordo com pactos assinados meses antes, 12.500 soldados estrangeiros - 9.800 americanos - permanecem no Afeganistão para treinar as tropas afegãs e efetuar operações antiterroristas pontuais.

A segurança no Afeganistão volta a piorar com a nova expansão da insurgência talibã e o surgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), no início de 2015.

Obama reduz o ritmo de retirada de tropas em julho de 2016 e anuncia que 8.400 soldados permanecerão no Afeganistão até 2017.

- Megabomba contra o EI -Em abril de 2017 as tropas dos Estados Unidos lançam a maior boma convencional já utilizada em combate contra uma rede de túneis e covas do EI no leste do Afeganistão. Autoridades afegãs afirmam que o ataque matou 96 extremistas.

- Reforços americanos - O novo presidente americano, Donald Trump, cancela em agosto de 2017 o calendário de retirada de tropas e volta a enviar milhares de soldados.

Em meados de novembro, quase 3.000 soldados chegam apara reforçar o contingente de 11.000 militares já presentes.

Os ataques contra as forças afegãs aumentam e as tropas americanas respondem com a intensificação dos ataques aéreos.

- Negociações -Washington e os talibãs iniciam discretamente em meados de 2018 negociações em Doha. A delegação americana é liderada pelo enviado especial Zalmay Khalilzad, cuja missão é acabar com a presença militar no Afeganistão.

O governo americano exige que os talibãs impeçam o Afeganistão de virar uma base para grupos extremistas como a Al-Qaeda.

A violência talibã não para e, em setembro, Trump cancela as negociações, irritado com a morte de um soldado americano em um ataque em Cabul.

As negociações são retomadas em 7 de dezembro em Doha. Um novo ataque, perto da aérea de Bagram, nas proximidades de Cabul, volta a provocar a suspensão das conversações.

- Acordo histórico -Os talibãs e o governo dos Estados Unidos assinam em 29 de fevereiro de 2020 um acordo histórico em Doha para a retirada das tropas americanas com um calendário de 14 meses e uma série de compromissos mútuos.

Em 12 de setembro começam as primeiras negociações de paz diretas entre os insurgentes e Cabul, mas a violência prossegue e os atentados aumentam contra jornalistas, juízes, médicos e integrantes da sociedade civil.

- Retirada das tropas -Em 15 de janeiro de 2021 o Pentágono anuncia que o exército americano reduziu os efetivos a 2.500 soldados.

Em 13 de abril o novo presidente Joe Biden decide que as tropas americanas permanecerão no Afeganistão além de 1 de maio, data em que deveriam deixar o país segundo o acordo estabelecido por Trump. Mas Biden adverte que a retirada será completa e "sem condições" até 11 de setembro.

bur/wat/ds/cm/hc/jz/mb/fp

Notícias