Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

López Obrador escreve livro sobre sua relação com Donald Trump

14/04/2021 16h33

Cidade do México, 14 abr (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, revelou nesta quarta-feira que está escrevendo um livro sobre sua relação com o ex-mandatário dos Estados Unidos Donald Trump, que deixou a Casa Branca no mês de janeiro.

"Estou escrevendo um livro no qual vou tratar da relação com o presidente Trump", disse López Obrador, durante sua entrevista coletiva diária no Palácio Nacional.

O presidente relatou que quando chegou ao poder em dezembro de 2018, muitos apostavam que ele não se entenderia com Donald Trump. No entanto, destacou que no final houve compreensão e destacou que o "êxito foi o respeito mútuo", afirmou.

López Obrador lembrou, por exemplo, que durante sua visita a Washington em julho do ano passado, o acordo era que a questão do muro não fosse discutida, pois se falassem sobre isso, "o encontro não terminaria bem".

Quando questionado sobre as expressões de Trump nas quais rotulou os mexicanos de "estupradores" e "traficantes de drogas", López Obrador defendeu o republicano e lembrou que essas atitudes e discursos aconteceram antes dele se tornar presidente.

E, portanto, ressaltou que, ao chegar à presidência, o magnata americano apresentou mudanças em suas atitudes, pois concordaram em ter uma relação "de respeito mútuo".

O presidente mexicano lembrou que seu governo não aceitou interferências em assuntos que correspondiam ao país e ressaltou que Trump foi muito respeitoso em várias decisões.

Ele afirmou que está lidando da mesma forma com o atual presidente dos EUA, Joe Biden, apesar de ter demorado a reconhecer a vitória do democrata, com a justificativa de que sua intenção era aguardar o resultado oficial.

López Obrador disse que Biden entendeu sua posição e até agora "não houve nenhuma queixa".

O bom relacionamento entre López Obrador e Trump surpreendeu os analistas pois, antes de se tornar presidente, o mexicano tinha sido muito crítico em relação ao republicano e chegou a publicar um livro intitulado "Hey, Trump" no qual defendia os migrantes. EFE

Notícias