Topo
Notícias

Propósito, empatia, o poder do vídeo: os principais insights do SXSW 2021

Divulgação/GoAd Media
Imagem: Divulgação/GoAd Media
do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2021 04h01

O SXSW (South by Southwest) nasceu em 1987 e foi realizado pela segunda vez de forma online, há duas semanas, devido à pandemia. Foram mais de 200 palestrantes, com 50 horas de conteúdo (distribuídas via streaming). Por isso mesmo, é quase impossível ver ou ouvir tudo que se fala por lá.

A GoAd Media, uma rede de curadoria de tendências e conhecimento em criatividade, mídia e marketing, identificou as tendências apontadas pelo evento - veja abaixo. Todos os anos, a consultoria prepara um relatório, com os grandes temas, nomes, ideias e tendências destacados pelo evento.

Este ano, pela terceira vez consecutiva, o documento tem patrocínio do UOL Ad_Lab. Separamos aqui cinco dos principais insights do evento deste ano. Confira:

1. Urgência do propósito

Um grande desafio do mundo contemporâneo é o entendimento de que somos parte de um amplo ecossistema. Todas as nossas ações, expectativas, crises e criações estão correlacionadas e se impactam. O SXSW 2021 reforçou a urgência de entender o propósito como pilar fundamental para os negócios. É uma convocação à ação, em sintonia com novas demandas e expectativas dos consumidores, que exigem respostas concretas para os grandes desafios da contemporaneidade.

2. Ética no uso da inteligência artificial

Chegamos à era da ética no uso da inteligência artificial. Mas e as empresas? Esta trilha temática abordou o gigantesco desafio de promover o impacto positivo das tecnologias emergentes e evitar usos enviesados e perigosos da inteligência artificial. Profissionais de ciência e tecnologia precisam se guiar de forma ética, enquanto nós, como sociedade, devemos repensar as instituições e suas funções, revisando as regulamentações vigentes para que funcionem como balizas do desenvolvimento de soluções éticas.

3. Empatia é fundamental

A empatia será um pilar fundamental para as empresas. O aprofundamento das desigualdades, causado pela covid-19, demanda uma abordagem que promova a diversidade, a igualdade e a inclusão. Isso deve incluir oportunidades para os pequenos empreendedores e organizações focadas em comunidades. Parece óbvio, mas é inevitável: o foco terá que ser o consumidor, o usuário, o cidadão. Este será o principal mantra da tecnologia e do marketing.

4. O poder do vídeo

Há um novo rumo nas relações. Com parte da população isolada, o vídeo se consolidou ainda mais como um formato de conteúdo. E nada indica mudança no futuro próximo. Dezenas de painéis do SXSW 2021 abordaram o poder do formato, para os mais diversos negócios, propósitos e momentos: do TikTok, a rede social do momento, ao crescimento do live streaming, passando pelos "videodates", os encontros por videochamadas.

5. Novas soluções para arte e cultura

Duramente atingido pela pandemia, o setor cultural viu salas de cinema e teatro serem fechadas, shows e espetáculos, cancelados e museus e livrarias pedindo falência. Nesta edição atípica, o SXSW discutiu inovações tecnológicas como NFTs (os "tokens não fungíveis", já discutido aqui pelo colunista Ricardo Cavallini, de Tilt), para remunerar a comunidade artística, o papel da arte na atual crise sanitária e soluções de realidade aumentada e virtual para gerar novas conexões com os consumidores.

Notícias