Topo

IR 2021: Como declarar conta corrente ou poupança com mais de um titular?

Casais costumam ficar em dúvida sobre como informar a conta conjunta quando fazem declarações em separado - Caio Borges
Casais costumam ficar em dúvida sobre como informar a conta conjunta quando fazem declarações em separado Imagem: Caio Borges
do UOL

Colaboração para o UOL, de São Paulo

12/04/2021 04h00

Você possui uma conta conjunta com seu cônjuge ou companheiro? Muitos casais mantêm uma conta bancária em conjunto para facilitar a gestão financeira familiar.

Na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda é comum surgirem dúvidas sobre como informar a conta, sobretudo quando o casal faz declarações em separado.

Essa situação pode acontecer também em outras relações, como entre pais e filhos, que decidem abrir uma conta conjunta para depósito da mesada, ou ainda entre amigos que moram juntos e compartilham despesas.

Cada um deve informar o valor que lhe pertence

Conta corrente ou poupança com saldo superior a R$ 140,00 em 31/12/2020 deve ser declarada na ficha de "Bens e Direitos". Abaixo desse valor não há obrigação de informar a conta.

Se a conta for conjunta, cada titular deve informar na respectiva declaração o saldo correspondente à sua parte nos campos de saldos em 31/12/2019 e 31/12/2020.

Se não for possível definir o valor de cada um, ou se não estiver claro quanto pertence a cada titular, então informe metade do saldo em cada declaração.

Além disso, é necessário informar no campo "discriminação" o nome e CPF do outro titular da conta.

Para casais que vivem em regime de união estável, deve ser observado o que ficou definido em contrato escrito. O documento irá nortear a forma ideal de informar a parte de cada um.

Não esqueça de pegar o informe de rendimentos no site do banco para facilitar o preenchimento da declaração.

Veja como preencher a declaração

Localize a ficha "Bens e direitos" no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2021. Clique em "Novo".

Para informar conta corrente selecione o código "61 - Depósito bancário em conta corrente no País". Para declarar conta poupança use o código "41 - Caderneta de poupança".

Informe se a conta pertence ao titular da declaração ou a um dependente. Se for dos dois, selecione titular e depois informe o dependente na "Discriminação".

Preencha o campo "CNPJ" com o dado do banco. Depois selecione o nome do "banco" no campo mais abaixo, informe o número da "agência", "conta" e o dígito ou "DV".

No campo "Discriminação" informe o nome do outro titular da conta com o respectivo CPF.

IR conta corrente - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, informe nos campos "situação em 31/12/2019" e "situação em 31/12/2020" os valores que correspondem à sua parte na conta. Se a conta foi aberta em 2020, coloque zero no campo "situação em 31/12/2019".

Clique em "OK" para concluir o preenchimento da ficha.

Repita o processo acima para todas as contas correntes ou poupanças mantidas em conjunto com outra pessoa.

Imposto de renda