Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Irã diz que instalação nuclear Natanz foi alvo de terrorismo

Instalação de enriquecimento de urânio de Natanz fica a 250 km sul de Teerã, capital do Irã (foto de arquivo, março/2005) - Raheb Homavandi/REUTERS
Instalação de enriquecimento de urânio de Natanz fica a 250 km sul de Teerã, capital do Irã (foto de arquivo, março/2005) Imagem: Raheb Homavandi/REUTERS

11/04/2021 14h29

Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - Um incidente na instalação nuclear Natanz do Irã, neste domingo, foi causado por um ato de "terrorismo nuclear", disse a principal autoridade do país para assuntos nucleares, Ali Akbar Salehi, segundo a televisão estatal, acrescentando que Teerã se reserva ao direito de agir contra os responsáveis.

A rádio pública israelense Kan citou fontes da comunidade de inteligência, cujas nacionalidades não foram reveladas, dizendo que a agência de espionagem Mossad, de Israel, havia realizado um ataque cibernético contra a instalação. Não houve comentários oficiais de Israel sobre o incidente.

Mais cedo no domingo, o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã disse que um problema com a rede de distribuição elétrica de Natanz havia causado o incidente, segundo a imprensa iraniana.

O porta-voz, Behrouz Kamalvandi, afirmou que o incidente não gerou mortes ou contaminação.

Ele aconteceu um dia depois de Teerã inaugurar novas centrífugas de enriquecimento de urânio no local. A instalação, localizada no deserto da província de Isfahan, na região central, é peça central do programa de enriquecimento de urânio do Irã e é monitorada por inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica, órgão supervisor da ONU.

"Embora condenemos essa ação desprezível, o Irã enfatiza que a comunidade internacional e a Agência Internacional de Energia Atômica precisam lidar com o terrorismo nuclear e se reserva ao direito de agir contra os responsáveis", disse Salehi. Ele não entrou em detalhes.

A Rádio Kan, citando fontes de inteligência, disse que os danos em Natanz foram mais extensos do que relatados pelo Irã.

(Reportagem adicional de Jeffrey Heller em Jerusalém)

Notícias