Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

AstraZeneca diz que teve reunião positiva com União Europeia

11/04/2021 16h37

Por Francesca Landini

MILÃO (Reuters) - A AstraZeneca teve uma reunião positiva com a Comissão Europeia semana passada, afirmou a empresa anglo-sueca depois de um jornal italiano afirmar que o grupo não havia respondido à notificação da UE dentro do prazo de 20 dias.

Os Estados-membros da União Europeia e a farmacêutica estão em disputas pela entrega de doses de vacinas contra Covid-19 menor do que o indicado ao bloco no acordo inicial.

O jornal italiano Corriere della Sera noticiou no domingo que a AstraZeneca ainda não havia reagido a uma carta enviada pela Comissão em 19 de março para reclamar sobre o fornecimento de vacinas abaixo do previsto em contrato.

“Podemos confirmar que respondemos à Comissão dentro do prazo exigido pelo mecanismo de resolução de disputas, e que nossa equipe teve uma reunião muito colaborativa com a Comissão semana passada”, disse o diretor de relações globais com a mídia da AstraZeneca, Matthew Kent, em uma mensagem por e-mail.

Segundo o contrato assinado entre a UE e a empresa, se houver uma disputa, um dos lados precisa primeiro notificar o problema ao outro por meio de uma carta. Então, após 20 dias da notificação por escrito, eles devem “se encontrar e tentar resolver a disputa com negociações em boa-fé”.

Sob o contrato assinado, os Estados da União Europeia deveriam receber 120 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca até o fim de março, mas a empresa forneceu apenas 30,12 milhões de doses, segundo o Corriere.

Um porta-voz da AstraZeneca não comentou os dados de fornecimento.

(Reportagem adicional de Kate Abnett em Bruxelas e Richard Lough em Paris)

Notícias