Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Cidade modelo que vacinou 64% da população vê casos de covid-19 caírem 78%

Serrana está com vacinação em massa e com dados baixos de coronavírus entre a população  - Governo do Estado de SP /Divulgação
Serrana está com vacinação em massa e com dados baixos de coronavírus entre a população Imagem: Governo do Estado de SP /Divulgação
do UOL

Daniel César

Colaboração ao UOL, em Pereira Barreto (SP)

10/04/2021 18h45

A cidade de Serrana (SP), escolhida pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan para ser referência de vacinação em massa, já imunizou 64% da população, de pouco mais de 45 mil habitantes, na batalha contra o coronavírus. E o mês de abril na cidade vem mostrando que os dados sobre casos e mortes por covid-19 despencaram.

Dados oficiais mostram que a média móvel de mortes por coronavírus em Serrana está em 0,43, um dos índices mais baixos em todo o estado de São Paulo. Nos primeiros nove dias de abril, apenas três pessoas morreram com a doença, uma queda de 50% na comparação com o mesmo período em março. No total, o município contou com 70 mortes desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Em novos casos, a população de Serrana tem muito o que comemorar, já que o município viu a média móvel deste quesito cair em 78% nos últimos 45 dias. No início de março, a média móvel estava em 68, e ontem os números mostravam apenas 15.

Para se ter uma ideia, entre os dias 1º e 9 de março, Serrana registrou 489 casos de coronavírus entre seus moradores e, no mesmo período do mês de abril, os dados mostram apenas 157 novos casos. A queda neste cenário foi de 68% de novos casos na comparação entre o início de um mês e outro.

Segundo os dados do governo do Estado de São Paulo, Serrana lidera o ranking de municípios que mais vacinaram, com 64,2% da população imunizada. Nesta semana, o Instituto Butantan confirmou a intenção de aumentar este número para 80% da população local nos próximos dias. Ao todo, a cidade já aplicou 29.307 doses do imunizante Coronavac e o segundo município que mais vacinou no estado, Flora Rica, aparece com 32,2% da população de apenas 1.430 pessoas.

O estado de São Paulo já aplicou mais de 7 milhões de doses, sendo 5,4 milhões de pessoas com a primeira dose, o equivalente a 11,7% da população, e 2,1 milhões na segunda dose, ou 4,73% dos moradores.

Notícias