Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Promotor militar do Congo é morto na mesma área que italianos

05/03/2021 09h47

ROMA, 5 MAR (ANSA) - Um promotor militar de alto escalão foi assassinado em uma emboscada no leste da República Democrática do Congo, na mesma região do homicídio do embaixador da Itália em Kinshasa, Luca Attanasio.   

O major William Assani, promotor militar das Forças Armadas das RDC no território de Rutshuru, foi morto em um ataque a tiros no último dia 2 de março. Segundo a imprensa local, a comitiva do militar viajava entre as cidades de Goma e Rutshuru, área situada dentro do Parque Nacional Virunga.   

Nessa mesma zona, em 22 de fevereiro, o embaixador Attanasio foi assassinado em uma suposta tentativa de sequestro, junto com o policial militar italiano Vittorio Iacovacci e o motorista congolês Mustapha Milambo. A comitiva do diplomata também viajava entre Goma e Rutshuru.   

De acordo com a agência de notícias Fides, do Vaticano, missionários ouviram de "fontes locais" que Assani voltava de uma reunião para discutir a segurança nessa região do país e o homicídio do embaixador italiano e seus dois acompanhantes. A imprensa local, no entanto, não fez relação entre os dois crimes.   

O governo da RDC responsabiliza as Forças Democráticas pela Libertação de Ruanda (FDLR), grupo que tenta derrubar o presidente do país vizinho, Paul Kagame, pelo assassinato de Attanasio, Iacovacci e Milambo.   

As FDLR, no entanto, negam envolvimento e dizem que os culpados devem ser buscados nos exércitos do Congo e de Ruanda. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias