Topo
Notícias

Nova Zelândia lança alerta de tsunami e ordena retirada de habitantes da costa nordeste

04/03/2021 18h16

Um alerta de tsunami foi emitido após um forte terremoto de magnitude 7,8 nas remotas ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, no oceano Pacífico. As autoridades determinaram a retirada de todos os habitantes do litoral nordeste do país.

O tremor, registrado depois de outros dois sismos de magnitudes 7,4 e 6,9 na mesma região, ocorreu às 8h28 locais (16h28 de Brasília) a 1.033 km da costa neozelandesa, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O centro de alerta para tsunamis do Pacífico anunciou que é possível a ocorrência de ondas na Nova Zelândia e nas ilhas de Tonga, Niue, Samoa americana, Samoa, Cook, Fiji, Vanuatu, Tokelau, e Wallis e Fortuna.

"Habitantes das zonas costeiras (...) devem partir imediatamente para a área elevada mais próxima, fora de todas as zonas de evacuação e terra adentro", pediu a agência neozelandesa de gestão de emergências (Nema, na sigla em inglês). A agência instou as populações residentes entre a Baía das Ilhas e Whangarei a se manterem longe de praias e de zonas costeiras. Foi ainda emitido alerta para a costa entre Matata e a Baía de Tolaga, incluindo Whakatane e Opotiki, e ainda para outros territórios insulares próximos da costa da ilha Norte da Nova Zelândia.

Com informações da AFP

Notícias