Topo
Notícias

"Não elevem seus impostos para pagar pela covid", diz OCDE

"É preciso ter certeza de que o aumento da dívida é sustentável ao favorecer crescimento, investimento e ao ter sua política própria", disse o chefe de política tributária da OCDE - Getty Images/iStockphoto/Anastasiia Yanishevska
"É preciso ter certeza de que o aumento da dívida é sustentável ao favorecer crescimento, investimento e ao ter sua política própria", disse o chefe de política tributária da OCDE Imagem: Getty Images/iStockphoto/Anastasiia Yanishevska

Leigh Thomas

04/03/2021 14h42

Os países devem evitar aumento de impostos para enfrentar a crise da covid-19, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) hoje, um dia depois de o Reino Unido anunciar planos de aumentar tributos sobre empresas.

Os gigantescos déficits públicos que surgiram quando os governos começaram a resgatar suas economias afetadas pela pandemia estão aumentando a pressão —e, em alguns países, a ação— pela via de aumentos de impostos.

"Não elevem seus impostos para pagar pela covid", disse o chefe de política tributária da OCDE, Pascal Saint-Amans, em uma atualização online das atividades de seu departamento.

"É preciso ter certeza de que o aumento da dívida é sustentável ao favorecer crescimento, investimento e ao ter sua política própria. Mas o imposto não é a resposta", acrescentou.

Embora não tenha citado o Reino Unido, Saint-Amans fez os comentários um dia depois de Londres anunciar que aumentará um imposto sobre grandes empresas de 19% para 25% a partir de 2023, o primeiro acréscimo em quase meio século.

Notícias