Topo
Notícias

Zona do euro está em recessão de duplo mergulho mas otimismo melhora em fevereiro, aponta PMI

03/03/2021 07h45

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - A economia da zona do euro está quase certamente em recessão de duplo mergulho uma vez que os lockdowns devido à pandemia continuam a afetar o setor de serviços, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), mas esperanças com a vacina elevaram o otimismo a um pico de três anos.

O PMI Composto final do IHS Markit para a zona do euro subiu a 48,8 em fevereiro de 47,8 em janeiro e preliminar de 48,1, mas permaneceu firmemente abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Esse aumento se deveu em grande parte ao crescimento quase recorde da indústria, já que muitas fábricas permaneceram abertas.

"A quarta queda mensal sucessiva na atividade empresarial coloca a economia da zona do euro no curso de uma recessão de duplo mergulho", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

A economia da zona do euro contraiu nos dois primeiros trimestres de 2020 e pesquisa da Reuters com economistas no mês passado projetou nova queda no quarto trimestre e no trimestre atual.

O PMI para o dominante setor de serviços, o mais afetado pelos lockdowns, subiu a 45,7 no mês passado, de 45,4 em janeiro e preliminar de 44,7, mas ainda abaixo da marca de 50.

A demanda caiu pelo sétimo mês apesar de as empresas reduzirem seus preços, e os fornecedores de serviços aumentaram as contratações, embora marginalmente, pela primeira vez desde fevereiro passado, pouco antes de que a Europa sofrer a primeira onda da pandemia.

A campanha de vacinação na UE tem sofrido cortes de entregas prometidas, atrasos de distribuição e alguma resistência social, mas há expectativas de que isso será resolvido e o índice composto de produção futura, que mede o otimismo, subiu a 67,0 de 64,2.

Notícias