Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Polícia estadual indiana contrata 13 oficiais transexuais

03/03/2021 15h35

Nova Délhi, 3 Mar 2021 (AFP) - A polícia de um estado da Índia recrutou 13 oficiais transexuais, informou um funcionário nesta quarta-feira (3), a maior contratação deste tipo da comunidade ainda marginalizada no país.

Os indianos transexuais sofrem frequentemente abuso e discriminação - inclusive pela polícia -, e o Supremo Tribunal do país só os reconheceu como comunidade em 2014.

Os novos recrutas da polícia estadual de Chhattisgarh (centro) se juntarão a outros dois policiais transexuais que já trabalham no estado, de cerca de dois milhões de habitantes.

Tamil Nadu (sul) se tornou o primeiro estado indiano a recrutar um transexual em 2017, três anos depois da histórica decisão do Supremo Tribunal.

No entanto, a comunidade continua enfrentando enormes desafios. Muitos abandonam suas famílias ou são obrigados a abandonar e caem em um ciclo de exploração e abuso, incluindo a prostituição.

Nos últimos anos, foram lançadas várias iniciativas do governo para ajudá-los, incluindo um plano governamental para contratar pessoas transexuais nas forças policiais federais.

O estado oriental de Bihar também anunciou em janeiro que recrutaria um transexual a cada 500 policiais em sua força policial.

ja/stu/am/rbu/mab/jz/aa

Notícias