Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Polêmica na Espanha por informações sobre vacinação de irmãs do rei

03/03/2021 09h48

Madri, 3 Mar 2021 (AFP) - A aplicação da vacina contra a covid-19 nos Emirados Árabes Unidos nas irmãs do rei Felipe VI, Elena e Cristina, segundo informações da imprensa, gerou polêmica na Espanha, onde o partido no governo de coalizão Podemos criticou nesta quarta-feira (3) os "privilégios" que contribuiriam para o "descrédito" da monarquia.

A vacinação das irmãs sem seguir o protocolo vigente na Espanha ocorreu durante uma viagem para visitar seu pai, o rei emérito Juan Carlos, exilado em Abu Dhabi devido às investigações sobre a suposta origem de sua fortuna, segundo a imprensa espanhola.

Os fatos não foram confirmados oficialmente. Um porta-voz da Casa Real se recusou fazer comentários à AFP, lembrando que as irmãs "não fazem parte" da família real e, portanto, suas ações estão no âmbito privado.

"A vacinação das irmãs é mais uma notícia que contribui para o descrédito da instituição monárquica. Os cidadãos percebem que há tratamentos de favor e privilégios", criticou nesta quarta-feira na televisão pública TVE a ministra da Igualdade, Irene Montero, do partido Podemos.

Abertamente republicano, o Podemos costuma bater de frente com assuntos relacionados à monarquia com seu sócio majoritário no governo, os socialistas de Pedro Sánchez, defensores da monarquia parlamentar vigente na Espanha.

As informações geraram polêmica na Espanha uma semana depois da revelação que Juan Carlos de Borbón pagou ao Tesouro para regularizar sua situação mais de 5 milhões de dólares em impostos atrasados, por viagens em jatos que haviam sido bancadas por uma fundação de um primo distante.

O ex-chefe de Estado (1975-2014) de 83 anos está exilado em Abu Dhabi desde agosto, quando aumentaram as suspeitas sobre a origem oculta de sua fortuna. O rei emérito é alvo de três investigações no total.

Além disso, as informações da imprensa apareceram em um momento em que a Espanha forneceu, seguindo um protocolo rígido que prioriza os idosos e mais vulneráveis, as duas doses da vacina anticovid a apenas 1,2 milhão de seus 47 milhões de habitantes, principalmente devido a atrasos nas entregas das doses.

Um processo que não escapou da polêmicas: o comandante do Estado-Maior da Defesa e o secretário de Saúde do território de Ceuta renunciaram depois que foram vacinados fora do protocolo, apenas dois de vários casos semelhantes.

Pela sua idade, 57 e 55 anos, as irmãs ainda não deveriam ter recebido a vacina na Espanha.

As duas deixaram de pertencer à família real em 2014, quando seu irmão Felipe assumiu o trono após a abdicação de Juan Carlos I.

Cristina, cujo marido Iñaki Urdangarin cumpre atualmente uma pena de 5 anos e 10 meses de prisão por corrupção, tem residência oficial na Suíça.

du/mg/pc/aa

Notícias