Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Partido de extrema-direita é colocado sob observação na Alemanha

03/03/2021 09h27

BERLIM, 3 MAR (ANSA) - O Serviço Federal de Proteção da Constituição (BfV) colocou o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) sob observação e classificou a sigla de "caso suspeito" por extremismo, informam diversos veículos da mídia alemã nesta quarta-feira (3).   

Com a classificação, o órgão poderá monitorar - através dos serviços de inteligência - tanto o trabalho partidário como de seus membros, além de acessar informes internos da sigla.   

Em janeiro, a seção jovem do AfD já havia sido enquadrada pelo serviço e havia monitoramento em quatro estados do país.   

Conforme as informações da mídia local, a decisão foi tomada com base em um relatório de mil páginas que foi feito por advogados e especialistas no risco de extremismo com informações coletadas desde 2019.   

Segundo o jornal "Der Spiegel", porém, nesse primeiro momento, o BfV não vai monitorar os políticos eleitos em nível regional, federal e europeu, e nem os candidatos das regionais que serão realizadas neste ano. Ainda de acordo com o portal, os líderes dos maiores partidos do país aprovaram a decisão por considerar que o AfD "vive de ódio de agitação".   

Já o "Süddeutsche Zeitung" informou que os líderes da sigla já sabiam do monitoramento desde 25 de fevereiro, mas que se recusaram a comentar a decisão tomada pelo órgão federal. Além disso, o site ressalta que deve ser feita "em breve" uma coletiva confirmando a medida, mas que há semanas líderes do partido estão entrando com recursos judiciais para que a informação não seja divulgada de maneira oficial.   

O AfD , apesar de estar perdendo força nos últimos anos, é a principal sigla ultranacionalista da Alemanha e tem representantes em todos os estados do país. Famosos por atacarem as políticas de acolhimento de migrantes e por atos xenófobos e racistas, os membros do partido também se organizaram para liderar os protestos contra as medidas de restrições adotadas para enfrentar a pandemia de Covid-19 no ano passado.   

Esse é o segundo partido na história recente alemã a ser monitorado. Entre os anos de 2007 a 2014, quem passou pelo crivo do BfV foi a sigla de extrema-esquerda Die Linke. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias