Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Islândia se prepara para possível erupção perto de Reykjavik

03/03/2021 16h14

Reykjavik, 3 Mar 2021 (AFP) - Um vulcão pode entrar em erupção perto da capital islandesa, anunciaram nesta quarta-feira (3) as autoridades islandesas, que não esperam grandes consequências para os residentes locais e para o tráfego aéreo.

Microtremores típicos de fluxos de lava ascendente ocorreram esta tarde na região do Monte Keilir, a 30 quilômetros de Reykjavik, informou o Instituto Meteorológico da Islândia.

"A possibilidade de uma erupção é real, mas temos que ver como a atividade evolui", disse Freysteinn Sigurdsson, pesquisador de geofísica da Universidade da Islândia, em entrevista coletiva.

A polícia bloqueou as estradas ao redor da montanha, de acordo com um fotógrafo da AFP no local.

O Aeroporto Internacional de Keflavik e o pequeno porto de pesca de Grindavik ficam a apenas alguns quilômetros de distância, mas a área da possível erupção é desabitada.

Mais de 16.000 tremores de magnitude variável sacudiram os sismógrafos nos últimos oito dias, contra 1.000 normais em um ano.

A Islândia, localizada na Cordilheira do Atlântico - onde as placas tectônicas europeia e norte-americana se separam - é a maior e mais ativa região vulcânica da Europa, com erupção a cada cinco anos, em média.

str-map/mab/mb

Notícias