Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Criatura marinha misteriosa é encontrada 'sem rosto' no País de Gales

O animal está sendo analisado e os resultados devem sair em breve - Reprodução/Cetacean Strandings Investigation Programme
O animal está sendo analisado e os resultados devem sair em breve Imagem: Reprodução/Cetacean Strandings Investigation Programme
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2021 15h56

Um animal em elevado estágio de decomposição foi encontrado na última semana na Praia Broad Haven South, na cidade de Pembrokeshire, no País de Gales. A carcaça da criatura mede cerca de sete metros e pesa quatro toneladas, mas não se sabe exatamente de que espécie se trata.

Os especialistas do Programa de Pesquisa de Encalhamento de Cetáceos local estão impressionados com a descoberta.

O organismo misterioso não possui qualquer característica aparente que possa identificá-lo. Por isso, os pesquisadores enviaram amostras para análise no Museu de História Natural e no Zoológico de Londres.

"É muito difícil afirmar com certeza o que é [esse animal] porque está muito decomposto", declarou o coordenador do Programa Matthew Westfield, para o jornal britânico The Sun.

Inicialmente, pensava-se que poderia ser uma baleia, só que a hipótese foi logo descartada por conta do cheiro exalado pelo animal. "Peixes em decomposição têm um cheiro diferente de baleias em decomposição", explicou Matthew.

O maior palpite, até o momento, é que os restos mortais pertencem a um tubarão-frade.

Ainda que se determine a espécie da criatura, nunca se saberá muito mais sobre ela. Os especialistas dizem que é impossível precisar qual foi a causa da morte, por exemplo, podendo ser devido à idade avançada, captura acidental humana ou ferimentos.

Notícias