Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Barco flutuando? Ilusão de ótica da vida real provoca curiosidade na web

Foto tirada por escocês deu o que falar no Facebook - Reprodução/Facebook/Collin McCallum
Foto tirada por escocês deu o que falar no Facebook Imagem: Reprodução/Facebook/Collin McCallum
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/03/2021 09h25

Aviões anfíbios, aqueles que se locomovem tanto no ar quanto na água, não são lá uma novidade. O que maravilhou Colin McCalllum, na sexta-feira (26), todavia, foi algo que ele pensou ser um barco flutuante, graças ao que o escocês chamou de "ilusão de ótica da vida real".

A coloração azul-clara semelhante entre o céu e o mar fornece a sensação de que a embarcação está passando por entre as nuvens. A ilusão fica ainda mais real, pois a quilha do navio está fora de vista.

Confira a publicação de Collin:

O efeito "brilhante", postado por Collin no Facebook, tem explicação científica e é chamado de miragem na física. O fenômeno ocorre pois os raios de luz "viajam" em velocidades diferentes através do ar quente e do ar frio, e quando o solo está muito quente e o ar está frio ocorrem as miragens, conforme explicado pela Planet Science.

Em velocidades diferentes e distantes dos olhos humanos, esses raios de luz passam por um desvio em sua trajetória, efeito chamado de refração, que dá a sensação de o céu estar refletindo o mar, consequentemente, causando a sensação de que o navio flutua.

Após obter mais de 1,5 mil compartilhamentos no Facebook com uma foto da miragem, Collin explicou, ontem, ao tabloide Mirror o que se passou em sua cabeça, quando se deparou com a ilusão de ótica.

"Quando vi o barco pela primeira vez, fiquei porque realmente pensei que ele estava flutuando. Após uma inspeção mais aprofundada, no entanto, percebi que era na verdade apenas uma notável ilusão de ótica."

Notícias