Topo
Notícias

Após queda histórica do PIB, Bolsonaro diz que economia do Brasil foi uma das que menos caiu

03/03/2021 15h23

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o Brasil foi um dos países cuja economia menos caiu no mundo em 2020, ao comentar a queda histórica do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, e disse que o resultado se deve em parte ao auxílio emergencial.

"O que eu posso falar para você é que se esperava que a gente ia cair 10%, parece que caímos 4%", disse Bolsonaro. "É um dos países que menos caiu no mundo todo, então, tem esse dado positivo. O que fez a economia movimentar, em parte, foi o auxílio emergencial", acrescentou.

"Este dinheiro quando vai para o município, ele roda a economia local que interfere na arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais também. Fizemos também muita coisa buscando atender na ponta da linha o trabalhador que não viesse a perder seu emprego", emendou.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta mostraram que o PIB teve contração de 4,1% em 2020, sob impacto das medidas de contenção ao coronavírus, com a atividade no ritmo mais fraco desde o começo da série iniciada em 1996.

Para Bolsonaro, o governo federal fez todo o possível para evitar que se tivesse um caos no Brasil.

Questionado sobre o retorno do auxílio emergencial, o presidente repetiu que não há dinheiro em caixa. "É endividamento e cada vez que você endivida, você aumenta seu... tem o cheque especial lá no banco, você paga com juro maior, juro não, o valor maior no final do mês. É o que pode acontecer com o Brasil, a economia tem que pegar", afirmou.

Bolsonaro já disse que a nova etapa do auxílio deverá ser paga em quatro parcelas de 250 reais cada. O benefício ainda precisa ser aprovado pelo Congresso. 

Notícias