Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Vacina anti-Covid 100% italiana começa testes em humanos

01/03/2021 09h25

ROMA, 1 MAR (ANSA) - Começou nesta segunda-feira (1º) o ensaio clínico em humanos de uma vacina contra o novo coronavírus desenvolvida 100% na Itália, que busca formas de garantir independência em relação às multinacionais farmacêuticas para acelerar sua campanha de imunização.   

A fórmula criada pela empresa Takis Biotech se baseia em um fragmento de DNA injetado no músculo para estimular a produção de uma determinada porção da proteína "spike", espécie de coroa de espinhos que o Sars-CoV-2 usa para agredir as células humanas.   

A aplicação é feita por meio de uma tecnologia chamada eletroporação, que consiste em um impulso elétrico no músculo para aumentar a permeabilidade das membranas celulares. O desenvolvimento da vacina, chamada Covid-eVax, é feito em parceria com a empresa Rottapharm Biotech, também da Itália.   

A fase 1 de ensaios clínicos, quando se avalia a segurança da vacina, envolverá cerca de 80 voluntários de três hospitais de Monza, Nápoles e Roma. Paralelamente, a Takis desenvolve uma fórmula específica para a variante brasileira P.1, e os resultados dos testes pré-clínicos devem ser divulgados neste mês.   

Independência - A Itália planejava imunizar toda a sua população vacinável até o outono europeu, no segundo semestre, mas até agora somente 1,4 milhão de pessoas, pouco mais de 2% dos habitantes do país, receberam as duas doses.   

Segundo o governo, o atraso se deve aos problemas logísticos apresentados por Pfizer, Moderna e AstraZeneca, que não estão conseguindo manter o cronograma de entregas de vacinas de maneira consistente.   

Recentemente, o governo italiano anunciou a compra de 30% do capital do laboratório Reithera, que também desenvolve um imunizante contra a Covid-19. As fases 2 e 3 dos ensaios clínicos da vacina devem ser concluídas até junho. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias