Topo
Notícias

Tesla faz manobra proibida e proprietária celebra: "salvou minha vida"

Autopilot evita caminhão nos EUA - Reprodução
Autopilot evita caminhão nos EUA Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

26/02/2021 14h40

Por ser pioneira em trazer para o público geral sistemas de direção autônoma, muitos são os fãs da Tesla. No entanto, com o Autopilot ainda sendo um sistema autônomo nível 2, ele ainda não é um dispositivo no qual se deve confiar tanto quanto alguns fãs da marca parecem fazer.

Veja este exemplo: uma mulher estava com o sistema ligado em uma estrada, quando um caminhão, com a seta ligada para a esquerda, entrou na faixa onde o carro estava indo enquanto se preparava para mudar de estrada.

Em vez de desacelerar, o Tesla decidiu ir para a esquerda e desengatar o Autopilot. Sob controle da proprietária, o carro invadiu o canteiro que separava as duas estradas, aumentou a velocidade e retornou para a mesma pista na frente do caminhão.

De fato, o sistema evitar um acidente é louvável. Entretanto, ele obrigou a motorista a fazer manobra ilegal que poderia ter resultado em outro acidente caso o escape da estrada não fosse grande. Em uma situação como essa um humano agiria de maneira mais consciente, por isso o vídeo não pode ser usado como uma publicidade para o Autopilot como sua dona sugere.

"O piloto automático salvou minha vida hoje. Eu estava dirigindo com o Autopilot engatado na I-5 N em Los Angeles quando meu Model S decidiu virar à esquerda em vez de seguir a rota para evitar um caminhão mudava de faixa no último minuto. Obrigado @elonmusk", disse a mulher.

"Para adicionar a isso, eu fui capaz de voltar com segurança à minha faixa após o desengate devido à aceleração rápida. Obrigada por fazer os carros mais seguros do mundo."

Notícias