Topo
Notícias

Powell diz que versão digital do dólar pode exigir aprovação Congresso

24/02/2021 13h19

(Reuters) - O chair do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que pode ser necessária alguma forma de autorização do Congresso para que o banco central prossiga com qualquer desenvolvimento e lançamento de uma versão digital do dólar norte-americano.

O Fed espera que este ano seja importante para o desenvolvimento de uma moeda digital dos EUA, disse Powell em resposta a perguntas de um parlamentar durante depoimento perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

O Fed e várias outras autoridades monetárias e governos ao redor do mundo estão trabalhando para desenvolver versões digitais de suas chamadas moedas fiduciárias, em parte como resposta ao rápido crescimento de alternativas como o bitcoin.

Powell disse que o Fed neste ano analisará a política "desafiadora" e questões técnicas associadas a uma versão digital do dólar, assunto que se torna mais complexo pelo status do dólar como moeda de reserva mundial.

O Fed tomará cuidado para que suas ações não prejudiquem o funcionamento dos principais mercados negociados amplamente em dólares, disse ele.

(Por Jonnelle Marte)

Notícias