Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Mortos em presídios no Equador sobem para 79; governo diz que situação está sob controle

Familiares lamentam morte de presos após conflito violento em presídio na cidade de Guayaquil, no Equador - FERNANDO MACHADO/AFP
Familiares lamentam morte de presos após conflito violento em presídio na cidade de Guayaquil, no Equador Imagem: FERNANDO MACHADO/AFP

Alexandra Valencia

24/02/2021 20h43

O número de mortos após violentos conflitos entre detentos membros de gangues nos principais presídios do Equador subiu para 79, informou nesta quarta-feira o governo, que destacou que a situação está controlada após um dos piores distúrbios penitenciários no país andino.

Centenas de policiais e militares estão fazendo a segurança dos centros de detenção nas cidades de Guayaquil, Cuenca e Latacunga, onde na terça-feira gangues que operam no interior das prisões se enfrentaram com armas perfurantes de fabricação artesanal em disputa de liderança.

A Procuradoria do país iniciou uma investigação sobre as ocorrências de violência nos presídios, nos quais até a manhã de quarta foram contabilizados 79 presos mortos e uma dezena de feridos entre detentos e policiais, segundo dados oficiais.

Em uma das prisões foram encontrados os corpos de 18 presos que se "encontram desmembrados", afirmou a Procuradoria em nota.

O presidente Lenín Moreno explicou em um pronunciamento televisionado que o controle das prisões foi restabelecido e reconheceu que o sistema penitenciário tem uma superpopulação, além de falta de recursos econômicos e de funcionários.

Notícias