Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Governo da Venezuela expulsa embaixadora da UE após sanções

24/02/2021 15h15

CARACAS, 24 FEV (ANSA) - O governo da Venezuela declarou nesta quarta-feira (24) a embaixadora da União Europeia (UE), Isabel Brilhante Pedrosa, uma "persona non grata" e concedeu 72 horas para a diplomata deixar o país.   

A medida, anunciada pelo chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, foi tomada após o bloco impor novas sanções contra funcionários venezuelanos.   

"Hoje, por decisão do presidente Nicolás Maduro, entregamos nas mãos da senhora Isabel Brilhante a declaração como persona non grata", disse o ministro à imprensa após uma reunião com a diplomata em Caracas Segundo Arreaza, por instrução do presidente Nicolás Maduro, a embaixadora da União Europeia na Venezuela tem 72 horas para sair do país.   

Na última segunda-feira (22), a UE acrescentou 19 altos funcionários do regime Maduro na lista de indivíduos alvos de sanções.   

Entre as medidas estão a proibição de viagens e o congelamento dos bens dos envolvidos nos países do bloco europeu. No total, 55 venezuelanos estão na lista, incluindo Remigio Ceballos, um dos principais líderes militares do país; Indira Alfonzo, presidente do Conselho Nacional Eleitoral; e dois deputados da Assembleia Nacional.   

As restrições foram determinadas depois das eleições parlamentares de 6 de dezembro, boicotadas e classificadas como fraudulentas pela oposição venezuelana. A UE, Estados Unidos e diversos países da América Latina, inclusive, não reconheceram o processo eleitoral.   

Para Juan Guaidó, reconhecido por mais de 50 países como presidente da Venezuela, a pressão sobre o governo Maduro deve continuar para conseguir o fim da crise com eleições livres.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias