Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Fome na América Central está disparando, alerta agência da ONU

24/02/2021 10h20

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O número de pessoas passando fome em El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua quase quadruplicou nos últimos dois anos, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira, já que a América Central está sendo assolada por uma crise econômica.

Novos dados divulgados pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) mostraram que quase 8 milhões de pessoas nestes quatro países estão passando fome neste ano – em 2018 eram 2,2 milhões.

"A crise econômica induzida pela Covid-19 já havia colocado o alimento nas prateleiras dos mercados fora do alcance das pessoas mais vulneráveis quando os furacões Eta e Iota as prejudicaram ainda mais", disse Miguel Barreto, diretor regional do PMA para a América Latina e o Caribe, em um comunicado, referindo-se aos dois furacões que atingiram a América Central em novembro.

O PMA também disse que 15% dos entrevistados pela organização em janeiro de 2021 disseram estar fazendo planos concretos para migrar, quase o dobro da percentagem de 2018.

(Por Noe Torres)

Notícias