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Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam

11.set.2019 - Passageiros embarcam em avião da Latam no Aeroporto Internacional de Padre Aldamiz, em Puerto Maldonado, no Peru - John Milner/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
11.set.2019 - Passageiros embarcam em avião da Latam no Aeroporto Internacional de Padre Aldamiz, em Puerto Maldonado, no Peru Imagem: John Milner/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lorenna Rodrigues

Brasília

24/02/2021 13h39

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou hoje uma joint venture entre a Delta Air Lines e a Latam para compartilhamento de voos entre as companhias.

Com o negócio, as empresas formarão uma aliança estratégica de seus serviços de transporte aéreo envolvendo os Estados Unidos e o Canadá com o Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Na mesma sessão, o tribunal decidiu reabrir um outro processo, que analisou acordo entre a Delta e a Aeroméxico, para apurar se foram prestadas ao conselho informações "falsas ou enganosas".

A suspeita é que a Delta tenha mais influência na administração da Aeroméxico do que o anteriormente informado ao Cade. Isso foi levado em consideração no caso da joint venture com a Latam porque as três empresas juntas representam grande parte da oferta de voos entre São Paulo e a Cidade do México.

No julgamento, a advogada da Delta, Paola Pugliesi, negou que tenha havido qualquer tipo de desinformação no processo anterior.

"Não procede a afirmação de que as partes ofereceram informações enganosas ou falsas em relação à interferência da Delta na Aeroméxico. As informações são rigorosamente as mesmas. Solicitamos que o processo não seja reaberto em respeito à coisa julgada e à segurança jurídica", disse, sem ter a solicitação atendida.

O negócio entre a Delta e a Latam foi anunciado em maio do ano passado, diante da dificuldades enfrentadas pelas empresas aéreas por causa da pandemia do coronavírus.

Em setembro, a Superintendência-Geral do Cade —instância responsável pela primeira análise e que pode dar aval a casos em que considera que não há riscos à concorrência— já havia aprovado o negocio entre a Latam e a Delta. O tribunal do Cade, no entanto, decidiu aprofundar a análise e levou o caso ao julgamento do conselho.

Na sessão de hoje, o conselheiro relator, Luis Braido, disse que o acordo gera sobreposição em rotas como São Paulo-Nova York, São Paulo-Miami e São Paulo-Orlando, além da rota ligando a capital paulista à Cidade do México.

"Apesar das elevadas concentrações, a superintendência não identificou preocupações concorrências por não existência de barreiras significativas de entradas de competidores em relação à infraestrutura aeroportuária, e elevada rivalidade entre outras empresas do mercado, como a American Airlines", ponderou.

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