Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Após problemas com Trump, líder da Otan propõe reformar aliança do Atlântico

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg - JOHANNA GERON
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg Imagem: JOHANNA GERON

16/02/2021 15h37

Resumo da notícia

  • Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte quer modernizar aliança após quatro anos de atrito com EUA
  • Planos também visam convencer o sucessor de Trump, Joe Biden, a apoiar firmemente a Otan
  • Entre os desafios estão a ascensão militar da China e a postura da Rússia como adversária

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, apresentará nessa quarta-feira (17.02) planos de reforma para modernizar a aliança após quatro anos de atrito com Washington e para enfrentar importantes desafios, como a ascensão militar da China e a Rússia como adversária.

Após confronto retórico entre Washington e seus aliados durante a presidência de Donald Trump, Stoltenberg apresentará oito áreas onde a Otan poderia se modernizar a médio prazo, desde a postura em relação às mudanças climáticas até o financiamento mais sustentável de operações militares, disseram dois funcionários de alto escalão à Reuters.

As propostas de reforma, que os líderes da Otan devem debater em uma cúpula em Bruxelas planejada para o final deste ano, visam convencer o sucessor de Trump, Joe Biden, a apoiar firmemente a Organização do Tratado do Atlântico Norte e apaziguar aliados frustrados com o que eles dizem ser o fracasso da aliança em se coordenar politicamente.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse no final de 2019 que a Otan estava "passando por morte cerebral" depois que a Turquia, membro da aliança, lançou uma ofensiva contra os rebeldes apoiados pelos EUA na Síria.

"Temos uma oportunidade única de reenergizar e fortalecer o vínculo transatlântico", disse Stoltenberg a repórteres na segunda-feira, referindo-se ao processo de reforma como "Otan 2030".

Notícias