Topo
Notícias

Brasil é o 6º país com mais doses, mas 40º em percentual de vacinados

Bolsonaro alega desde janeiro que país está entre os que mais vacina no mundo - Divulgação/Secom
Bolsonaro alega desde janeiro que país está entre os que mais vacina no mundo Imagem: Divulgação/Secom
do UOL

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

26/01/2021 19h08Atualizada em 03/03/2021 15h23

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a declarar, na tarde de hoje (3), que o Brasil é o país que "mais está vacinando" contra a covid-19. Além de equivocada, a afirmação contrasta com o aumento de 11% nos óbitos do país em relação ao resto do planeta, que teve queda de 6%, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

O Brasil é um país que, em valores absolutos, mais está vacinando."
Jair Bolsonaro a apoiadores em 3 de março

O país que mais aplicou doses da vacina até o momento, em números absolutos, foi os Estados Unidos. Segundo o painel de vacinação mundial mantido pela Bloomberg, 78.631.601 doses foram aplicadas nos EUA, com média diária de 1.942.788 vacinados.

Com 9.157.708 doses aplicadas, o Brasil é o 6º da lista, conforme apontado pelo Ministério da Saúde na tarde de hoje, atrás de China (52.500.000), Reino Unido (21.322.717), Índia (15.461.864) e Turquia (15.461.864).

Mas em relação ao percentual da população vacinada com a primeira dose, o Brasil aparece em 40º (com 3,3% da população vacinada). Já em relação à aplicação da segunda dose, o país é o 36º (apenas 1% foi imunizado).

Informação repetida

Apesar de correta, a informação de que o país é o sexto que mais aplicou doses da vacina vem sendo divulgada por Bolsonaro desde 26 de janeiro. Na ocasião, o país constava em 49º na lista de países que vacinaram o maior percentual da população. Já em números absolutos, o país estava em 17º lugar.

Já somos o sexto país que mais vacinou no mundo. Brevemente estaremos nos primeiros lugares.
Jair Bolsonaro, no dia 26 de janeiro

Além do painel da Bloomberg, a apuração também consultou o Our World In Data, levantamento feito pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, sobre vacinação nos países.

Percentual de vacinados x Total de vacinados

O percentual da população vacinada é a forma mais exata de observar a abrangência da aplicação dos imunizantes nos países. Segundo o levantamento dos dois bancos de dados, o Brasil e a Turquia apresentam quantidades semelhantes de doses aplicadas da vacina, até a tarde desta terça-feira: 9.157.708 no primeiro e 9.183.987 no segundo.

No entanto, a Turquia tem população estimada em 84 milhões, enquanto o Brasil tem mais que o dobro: 211 milhões de habitantes. Apesar da quantidade de doses aplicadas ser próxima, o percentual da população imunizada é maior na Turquia (8,6% vacinados com a primeira dose e 2,4% imunizados com a segunda dose) do que no Brasil (3,3% com a primeira dose e apenas 1% com a segunda).

O percentual brasileiro corresponde a uma soma dos dados divulgados pelas secretarias de saúde dos estados. Até o momento, o governo federal ainda não divulgou percentuais consolidados da vacinação no país.

Vacinação no Brasil

No Brasil, ainda não há doses o suficiente para imunizar todo o grupo de risco e o próprio Ministério da Saúde já projeta que a população só será completamente imunizada no ano que vem. A previsão da pasta contraria o titular, ministro Eduardo Pazuello, que chegou a declarar que o país ultrapassaria os EUA em aplicações até fevereiro.

Desde agosto passado, o governo federal chegou a recusar mais de uma vez a compra da vacina da farmacêutica Pfizer. Nesta semana, estados e municípios iniciaram articulação para compra conjunta de vacinas.

Declarações anteriores de Bolsonaro já colocaram em xeque a eficácia da vacina CoronaVac — primeira disponibilizada no mercado e alvo da queda de braço política entre o presidente e o governador paulista João Doria (PSDB) — e a obrigatoriedade da imunização.

O presidente é defensor do tratamento precoce, embora ainda não exista comprovação científica de prevenção à covid-19, e já minimizou, em mais de uma ocasião, a gravidade da pandemia.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Notícias