Topo
Notícias

Enem 2020: Prazo para pedir reaplicação começa hoje; veja como fazer

Enem 2020; veja fotos

do UOL

Do UOL, em São Paulo

25/01/2021 04h00

O prazo para solicitar a reaplicação de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 começa hoje ao meio-dia e vai até 29 de janeiro. A nova prova está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Podem pedir uma nova chance quem teve covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas (veja a lista ao final deste texto). Para solicitar o benefício, é preciso acessar a Página do Participante na internet e incluir identidade e um documento legível que comprove a doença.

Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Os moradores do Amazonas e das cidades de Espigão d'Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia, não precisam entrar com o pedido porque a reaplicação já vai ser feita para todos os inscritos automaticamente.

Barrados e prejudicados

Também têm direito a pedir a reaplicação aqueles alunos que se sentiram prejudicados por "incidentes logísticos", como define o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova. Os casos serão julgados individualmente.

Entre as situações previstas estão: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela, erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante, entre outros casos.

Também se enquadram nesse caso os candidatos que se apresentaram para realizar a prova e foram barrados de entrar depois que as classes alcançaram capacidade máxima de 50%.

Nesses casos, o aluno tem de descrever o problema ocorrido na Página do Participante. Uma análise da ata da sala indicada vai determinar a aceitação de cada pedido.

Ontem, no segundo dia da versão impressa do Enem 2020, houve uma abstenção de 55,3%, segundo o Inep. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, apenas 2.470.396 compareceram aos locais de prova para fazer as 90 questões de matemática e ciências da natureza. É um recorde histórico, que já vinha do primeiro dia, ocorrido em 17 de janeiro, quando faltaram 51,5% dos inscritos. A média desse índice é entre 25% e 30%.

Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, será a vez da versão digital do Enem, que acontece pela primeira vez, mas apenas para os 96 mil de estudantes que já se inscreveram.

Lista de doenças previstas no edital do Enem

Pelo edital do Enem 2020, são doenças infectocontagiosas, para fins de pedido de reaplicação das provas:

  • coqueluche
  • difteria
  • doença invasiva por Haemophilus influenza
  • doença meningocócica e outras meningites
  • varíola
  • Influenza humana A e B
  • poliomielite por poliovírus selvagem
  • sarampo
  • rubéola
  • varicela
  • covid-19.

Notícias