Topo
Notícias

Governo Biden pressionará Congresso dos EUA sobre estímulos de US$1,9 tri contra Covid-19

24/01/2021 14h41

Por Andrea Shalal e Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - Um dos principais assessores econômicos do presidente Joe Biden pressionará neste domingo os senadores democratas e republicanos por 1,9 trilhão de dólares em alívio para ajudar os americanos em dificuldades e evitar uma crise econômica maior em razão do coronavírus.

Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional, disse que falaria com os senadores para defender um grande plano de resgate. "Não podemos esperar", disse a repórteres a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. "Só porque Washington já paralisou antes, não significa que precisa continuar."

A pandemia de Covid-19 matou mais de 417.000 norte-americanos, tirou milhões do trabalho e está infectando mais de 175.000 norte-americanos por dia, representando uma crise imediata para o governo Biden. ( Gráfico : https://tmsnrt.rs/34pvUyi )

Biden, que assumiu o cargo na quarta-feira, fez campanha com a promessa de enfrentar agressivamente a pandemia, o que seu antecessor, o presidente Donald Trump, muitas vezes minimizou e forneceu informações conflitantes.

Embora o Congresso já tenha autorizado 4 trilhões de dólares para responder, a Casa Branca argumenta que outro 1,9 trilhão de dólares são necessários para cobrir os custos de resposta ao vírus, bem como fornecer benefícios aprimorados de desemprego e pagamentos às famílias.

"O resultado final é o seguinte: estamos em uma emergência nacional e precisamos agir como se estivéssemos em uma emergência nacional", disse Biden na sexta-feira antes de assinar ordens executivas de alívio econômico.

Embora o Partido Democrata de Biden tenha pequenas maiorias na Câmara e no Senado, a proposta provavelmente precisará de apoio bipartidário para superar os obstáculos processuais e emergir do Senado.

O senador Mitt Romney, um republicano moderado, disse que ouviria o que a Casa Branca tinha a dizer, "mas o número total é bastante chocante", disse ele ao "Fox News Sunday".

"Gastar e emprestar trilhões de dólares dos chineses, entre outros, não é necessariamente a melhor coisa que podemos fazer para que nossa economia seja forte no longo prazo", acrescentou Romney.

O senador democrata Dick Durbin disse que tem esperança de uma demonstração de bipartidarismo no Senado. "O objetivo é tentar ver se há uma área de acordo que possamos lançar no que diz respeito a este pacote de resgate", disse ele no programa "Meet the Press" da NBC.

(Reportagem de Andrea Shalal, Susan Cornwell e Doina Chiacu)

Notícias