Topo
Notícias

Emirados Árabes Unidos aprovam criação de embaixada em Tel Aviv; Israel abre embaixada em Abu Dhabi

24/01/2021 15h16

DUBAI/JERUSALÉM (Reuters) - O gabinete dos Emirados Árabes Unidos aprovou nESTE domingo o estabelecimento de uma embaixada em Tel Aviv, Israel, segundo a mídia estatal, enquanto Israel anunciou a abertura de sua embaixada em Abu Dhabi.

Os Emirados Árabes Unidos e Israel concordaram em normalizar as relações em agosto, um acordo feito em grande parte devido aos temores comuns do Irã.

Desde então, Bahrein, Sudão e Marrocos concordaram em estabelecer laços com Israel em negócios mediados em 2020 pelo governo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Nenhum detalhe adicional foi dado sobre a embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Israel.

O governo de Israel considera Jerusalém como sua capital, embora isso não seja reconhecido pela maioria da comunidade internacional. Palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como a capital de um futuro estado palestino. A maioria dos países tem suas embaixadas em Tel Aviv.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que a embaixada de Israel em Abu Dhabi abriu oficialmente neste domingo com a chegada do enviado do país ao local, embora em um espaço temporário até que instalações permanentes sejam encontradas.

(Reportagem de Lisa Barrington e Maayan Lubell)

Notícias