Topo
Notícias

Presidente da Vigilância Sanitária do Amazonas morre vítima de covid-19

Rosemary Costa Pinto, diretora-presidente da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), que morreu vítima da covid-19 - Divulgação FVS-AM
Rosemary Costa Pinto, diretora-presidente da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), que morreu vítima da covid-19 Imagem: Divulgação FVS-AM
do UOL

Do UOL, em São Paulo

23/01/2021 08h20

A diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) do Amazonas, Rosemary Pinto, morreu ontem por complicações da covid-19. Ela tinha 61 anos e foi diagnosticada com a doença em 5 de janeiro. A informação foi confirmada pela fundação.

Rosemary iniciou o tratamento domiciliar, mas precisou de internação hospitalar, no dia 11 de janeiro. Ela estava internada desde então. O governo do Amazonas decretou luto oficial de três dias em todo o Estado.

"Carinhosamente chamada de Doutora Rose, ela era farmacêutica bioquímica, sanitarista, epidemiologista de carreira da FVS, instituição que ajudou a fundar, e atuava há 25 anos na área. Durante toda a pandemia da Covid-19, foi a bússola do Amazonas na interpretação dos dados da pandemia no Estado", diz a nota divulgada pela instituição.

Ainda segundo a FVS-AM, "a vasta experiência incluía controle de surtos, epidemias e situações inusitadas, trabalhando ativamente em todos os surtos registrados no estado ao longo dos últimos 25 anos".

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também decretou luto devido à morte da farmacêutica. "Perdemos uma guerreira incansável, que estava na linha de frente, desde o ano passado, na luta contra este terrível vírus, que a cada dia destrói inúmeras famílias pelo mundo. Em nome da Prefeitura de Manaus, dos servidores e de toda Manaus, rogo a Deus para que a receba em sua eterna morada, e seja, neste momento tão triste, o conforto da família e dos amigos", declarou David.

Sua atuação no combate à pandemia rendeu reconhecimentos do governo. Em outubro de 2020, recebeu do TCE-AM (Tribunal de Contas do Amazonas) o Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao povo amazonense durante a pandemia de covid-19. Em 11 de dezembro, foi homenageada com a medalha da Ordem do Mérito do Governo do Amazonas, em reconhecimento ao seu trabalho.

Rosemary era formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz -(ENSP/Fiocruz) e especialista em Informação e Informática em Saúde pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas).

Foi uma das idealizadoras da FVS-AM, juntamente com um grupo técnico composto por sanitaristas, epidemiologistas e infectologistas. Atuou como gerente de epidemiologia e como diretora de vigilância em saúde da Secretaria de Estado se Saúde, além de ter sido assessora técnica de vigilância em saúde e diretora técnica da FVS-AM.

Foi docente na cadeira de epidemiologia e saúde coletiva do curso de Medicina da Universidade Nilton Lins, durante cinco anos.

Ela também atuou por 22 anos, como representante do Amazonas na Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

Notícias