Topo
Notícias

EUA comunicam ao Afeganistão desejo de rever acordo com talibã

23/01/2021 08h43

Washington, 23 Jan 2021 (AFP) - O governo Joe Biden comunicou ao Afeganistão sua vontade de rever o acordo assinado em fevereiro passado pelos Estados Unidos com o talibã, principalmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes islamitas aos compromissos assumidos.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, telefonou esta manhã para o colega afegão, Hamdullah Mohib, a fim de expressar "o desejo dos Estados Unidos de que todos os líderes afegãos aproveitem esta ocasião histórica de paz e estabilidade".

Sullivan também "manifestou claramente a intenção dos Estados Unidos de reexaminarem o acordo de fevereiro de 2020 com o talibã, para, em particular, avaliar se este último honrou o compromisso de cortar todos os vínculos com grupos terroristas, reduzir a violência e manter negociações sérias com o governo afegão e outros atores", informou sua porta-voz.

Estes comentários foram recebidos com alívio pelas autoridades afegãs, que aguardavam ansiosamente a posição do novo governo dos Estados Unidos sobre o tema.

"Decidimos continuar trabalhando por um cessar-fogo e por uma paz justa e duradoura em um Afeganistão democrático, capaz de preservar as conquistas das últimas duas décadas", tuitou Mohib.

"Continuaremos as negociações nos próximos dias e semanas", acrescentou.

Já o vice-ministro do Interior, Sediq Sediqqi, aproveitou as declarações de Sullivan para criticar o acordo entre Estados Unidos e os talibãs.

"O acordo não conseguiu, até o momento, acabar com a violência dos talibãs e obter um cessar-fogo", afirmou no Twitter.

"Os talibãs não estiveram à altura de seus compromissos", completou.

Os talibãs disseram, por sua vez, que estão dispostos a continuar respeitando seus compromissos no âmbito do pacto firmado com Washington.

"Esperamos que o outro lado também se comprometa a respeitar o acordo", declarou à AFP o porta-voz do braço político do grupo, Mohammad Naeem.

Na terça-feira passada, o futuro secretário de Estados americano, Antony Blinken, já havia indicado que o novo governo democrata pretende reavaliar o acordo e considerou "indispensável para preservar os avanços obtidos em favor das mulheres e meninas no Afeganistão nos últimos 20 anos".

O governo de Donald Trump fechou um acordo histórico com o talibã após 19 anos de guerra, que prevê a retirada total das forças americanas a partir de meados de 2021 em troca do compromisso dos rebeldes de não deixarem grupos terroristas agir nas áreas que controlam.

O acordo também dispõe o início das primeiras conversas de paz diretas entre os talibãs e as autoridades de Cabul. Iniciadas em setembro, elas ainda não alcançaram resultados concretos, principalmente em relação à redução da violência.

O Afeganistão também foi um dos temas centrais do primeiro telefonema entre o novo secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, informou o Pentágono.

No último dia 15, o governo Trump reduziu a 2,5 mil o contingente militar dos Estados Unidos no Afeganistão, o número mais baixo desde 2001.

sl/rle/dg/rsr/lb/tt

Notícias