Topo
Notícias

Minério de ferro recua na China com novo surto de Covid-19

22/01/2021 08h40

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta sexta-feira, com as perspectivas de demanda de curto prazo afetadas no principal produtor de aço, a China, que está lutando contra seu pior surto de Covid-19 desde março, mas as preocupações com possíveis interrupções no fornecimento do principal fornecedor da commodity, a Austrália, geram algum suporte.

O minério de ferro cotado na bolsa chinesa de Dalian encerrou as negociações com baixa de 0,5%, a 1.046,50 iuans (161,71 dólares) por tonelada, devolvendo ganhos iniciais.

A matéria-prima da siderurgia chegou a perder 1% para 165,91 dólares por tonelada na Bolsa de Cingapura durante a madrugada.

No acumulado da semana, os futuros de Dalian caíram 0,3%, enquanto o contrato do primeiro mês de Cingapura estava caminhando para sua primeira perda semanal deste ano.

As mudanças nesta semana destacaram a falta de convicção em um mercado preocupado com o enfraquecimento das margens do aço e as restrições pela Covid-19 na China, enquanto antecipa a melhora na demanda por aço após o feriado do Ano Novo Lunar no mês que vem.

"Embora ainda sintamos que os benchmarks de minério de ferro estão em um estado de desequilíbrio com os fundamentos de oferta e demanda global, os mercados provavelmente estão avaliando o impacto do recente surto de Covid-19 na província de Hebei sobre a produção de aço da China e o consumo de minério de ferro", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities em Cingapura.

O minério de ferro spot na China se manteve firme acima de 170 dólares a tonelada, mostraram dados da consultoria SteelHome. [SH-CCN-IRNOR62]

"Esperamos que os embarques de minério de ferro australianos significativamente menores nas últimas três semanas e o ciclone tropical que se aproxima rapidamente de Port Hedland continuem a sustentar os preços do minério de ferro no curto prazo", disse Widnell.

Notícias