Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

EUA: legislador do Oklahoma sugere criar 'temporada de caça' ao Pé Grande

O legislador do estado norte-americano do Oklahoma, Justin Humphrey (Partido Republicano), apresentou um projeto de lei para criar uma "temporada de caça" ao Pé-grande  - Pexels
O legislador do estado norte-americano do Oklahoma, Justin Humphrey (Partido Republicano), apresentou um projeto de lei para criar uma 'temporada de caça' ao Pé-grande Imagem: Pexels
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/01/2021 11h08

O Pé Grande é uma criatura lendária cuja existência nunca foi comprovada cientificamente, mas Justin Humphrey, um legislador republicano do estado do Oklahoma, nos Estados Unidos, sugeriu na quarta-feira (20) um projeto de lei para criar a "temporada de caça" ao ser mitológico.

O projeto (House Bill 1648, como é conhecido) regulariza a atividade dos caçadores que acreditam poderem capturar o animal peludo, que viveria em regiões remotas dos Estados Unidos e Canadá, segundo afirma uma lenda popular.

"A Comissão de Conservação da Vida Selvagem de Oklahoma promulgará regras estabelecendo uma temporada de caça aos Pés Grandes", afirma o projeto. "A Comissão fixará as datas das temporadas anuais e criará as licenças e taxas de caça específicas necessárias."

A proposta foi muito criticada e deve ter dificuldade de ser aprovada pelo Departamento de Conservação da Vida Selvagem do Oklahoma. Em entrevista à FOX News, o chefe adjunto do gabinete, Micah Holmes, confirmou a existência do projeto de lei, mas alfinetou a ideia.

"Aqui no departamento, usamos a ciência para tomar decisões de manejo e não reconhecemos o Pé Grande como uma espécie de vida selvagem em Oklahoma", garantiu Holmes.

O Legislativo ainda deverá se reunir no dia 1º de fevereiro para decidir se a lei será aprovada. Se for o caso, ela entrará em vigor no Oklahoma em 1º de novembro, movimentando a procura pela criatura gigante.

O estado é conhecido por ser local de supostos "avistamentos" do animal, especialmente na região sudeste e sul. O legislador autor da ideia da "temporada de caça" deseja que ela ocorra em sincronia com o turismo regional, atraindo curiosos de outras localidades.

Notícias