Topo
Notícias

Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

22/01/2021 19h10

SÃO PAULO, 22 JAN (ANSA) - O avião transportando os 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) chegou ao Brasil na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 17h27 (horário local).   


O lote foi enviado da Índia em um voo comercial da companhia aérea Emirates, que desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria, além do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, estão presentes no local para a foto oficial.   


Agora, a previsão é de que, após os trâmites alfandegários, a carga chegue ao aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, até o fim da noite, em um voo da companhia Azul. Lá, Pazuello fará mais um ato de recepção do lote, dessa vez acompanhado da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade.   


De acordo com a Fiocruz, os imunizantes estarão prontos para uso neste sábado (23) à tarde, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem.   


As vacinas foram entregues após o governo indiano liberar as exportações comerciais das doses, depois de suspender o envio até iniciar seu próprio programa de vacinação. Na ocasião, o Brasil já havia preparado uma avião para buscar as ampolas no dia 15 de janeiro.   


Os imunizantes, chamados de Covishield, estão sendo fabricados no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo.   


No início desta semana, a Índia enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal e disse que estava focando na cooperação local. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias