Topo
Notícias

Vacinas da AstraZeneca da Índia chegam ao Brasil na sexta-feira, diz ministério

21/01/2021 17h04

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que os 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca produzidos na Índia e importados pelo Brasil chegarão ao país no fim da tarde de sexta-feira.

Em nota, o ministério informou que a carga será transportada em um voo comercial da empresa Emirates até São Paulo e de lá levada ao Rio de Janeiro. Os imunizantes precisam ser analisados e rotulados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antes de serem distribuídos para os governos estaduais.

Como mostrou a Reuters, o governo da Índia liberou nesta quinta a exportação de lotes de vacinas para o Brasil e para Marrocos, na primeira venda comercial autorizada pelo país. No início da semana, a Índia havia autorizado a exportação humanitária para países vizinhos.

O governo brasileiro chegou a anunciar na semana passada que estava enviando um avião à Índia para buscar o lote de 2 milhões de doses, mas a operação foi abortada depois que o governo indiano informou que não autorizaria a exportação antes de iniciar seu próprio programa de vacinação.

Notícias