Topo
Notícias

Trump se diz orgulhoso por ser "1º presidente em décadas" sem "novas guerras"

19/01/2021 22h02

Washington, 19 jan (EFE).- Em seu penúltimo dia à frente do governo dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou nesta terça-feira deixar como legado ter sido o primeiro presidente "em décadas que não iniciou novas guerras".

A declaração foi feita por Trump em discurso de despedida antes de deixar o poder e ser substituído por Joe Biden, que tomará posse amanhã.

"Estou especialmente orgulhoso por ser o primeiro presidente em décadas que não iniciou novas guerras", declarou Trump no discurso, gravado em vídeo.

Trump vai romper uma tradição presidencial e faltar à cerimônia de posse de seu sucessor, deixando Washington amanhã rumo a sua mansão em Palm Beach, na Flórida, horas antes da chegada de Biden à Casa Branca.

No discurso de despedida, no qual não citou Biden pelo nome, Trump apenas comentou que "rezaria" pelo novo governo e se vangloriou de realizações de seu mandato de quatro anos.

"Nós revitalizamos nossas alianças e impulsionamos países a fazer frente à China como nunca antes", afirmou o presidente americano, que ressaltou ainda que, como resultado "de uma diplomacia corajosa e realismo de princípios", foram alcançados acordos históricos de paz no Oriente Médio.

"É o alvorecer do novo Oriente Médio, e estamos trazendo nossos soldados para casa", disse Trump, referindo-se à redução do número de tropas dos EUA em Afeganistão, Síria e Iraque, entre outros países. EFE

afs/id

Notícias