Topo
Notícias

Líder republicano no Senado dos EUA diz que Trump "provocou" tumulto no Capitólio

Líder republicano no Senado dos EUA diz que Trump "provocou" tumulto no Capitólio - Kevin Dietsch/Pool/AFP
Líder republicano no Senado dos EUA diz que Trump "provocou" tumulto no Capitólio Imagem: Kevin Dietsch/Pool/AFP

19/01/2021 15h45

O líder da maioria no Senado dos EUA, o republicano Mitch McConnell, acusou na terça-feira o presidente Donald Trump de provocar os distúrbios de 6 de janeiro no Capitólio.

"A multidão foi alimentada com mentiras. Eles foram provocados pelo presidente e outras pessoas poderosas", disse McConnell em um discurso no plenário do Senado.

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou na quarta-feira passada o impeachment de Trump pela segunda vez. O Senado ainda não agendou um julgamento para determinar a culpa ou a inocência de Trump.

McConnell afirmou na semana passada que ouviria os argumentos apresentados durante o julgamento no Senado antes de decidir como votar sobre o impeachment de Trump por incitar uma insurreição que resultou no ataque ao Capitólio.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, que deve se tornar o líder da maioria na Casa nos próximos dias, disse em um discurso no Senado que Trump "é uma ameaça à nossa ordem constitucional, esteja ele no cargo ou fora dele".

O mandato de Trump como presidente termina na quarta-feira, quando o democrata Joe Biden toma posse.

Schumer acrescentou que, se Trump for condenado, o Senado votará para impedi-lo de concorrer novamente à Presidência.

Apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em 6 de janeiro, o que atrasou a certificação da vitória eleitoral de Biden por várias horas, forçou os parlamentares a buscarem segurança e resultou na morte de cinco pessoas, incluindo um policial do Capitólio.

Notícias