Topo
Notícias

EUA diz que China comete 'genocídio' contra muçulmanos uigures

19/01/2021 17h42

NOVA YORK, 19 JAN (ANSA) - O governo de Donald Trump acusou a China de cometer um "genocídio" e crimes contra a humanidade por meio de repressão aos muçulmanos da minoria uigures na região de Xinjiang.   

"O genocídio está ocorrendo e estamos vendo uma tentativa sistemática da China de destruir os uigures", afirmou o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, nesta terça-feira (19), a poucas horas antes do término do mandato do republicano.   

Segundo a Secretaria de Estado, as autoridades chinesas praticaram "crimes contra a humanidade" desde março de 2017.   

"Após um exame cuidadoso dos fatos disponíveis, determinei que a República Popular da China, sob a direção e controle do Partido Comunista Chinês, cometeu genocídio contra os uigures predominantemente muçulmanos e outros grupos étnicos e religiosos minoritários em Xinjiang", acrescentou.   

Em comunicado, Pompeo ainda pediu para o governo chinês "libertar imediatamente todas as pessoas presas arbitrariamente e encerrar seu sistema de campos de internação e detenção, residências vigiadas e trabalho forçado".   

Recentemente, diversos países - incluindo os que fazem parte da União Europeia e os Estados Unidos - e organismos internacionais cobraram informações formais de Pequim sobre os polêmicos centros de reeducação instalados em Xinjiang. Enquanto as entidades acusam os chineses de maus-tratos e dos locais serem centros de doutrinação e tortura, o governo afirma que os locais são pontos de ensino e educação - formal e profissional.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias