Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Governador do Pará critica atraso em entrega de vacinas: "É inaceitável"

Helder Barbalho afirmou que vacinação começará amanhã - Alan Santos/PR
Helder Barbalho afirmou que vacinação começará amanhã Imagem: Alan Santos/PR
do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/01/2021 19h28

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) criticou o governo federal pelo atraso no voo que levaria as vacinas até o estado. "É absolutamente inaceitável", disse o governador. Segundo ele, o atraso se deu por um problema de logística do Ministério da Saúde.

De acordo com Barbalho, em reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã de hoje, ficou combinado que todos os estados receberiam as primeiras doses da vacina contra a covid-19 ainda nesta segunda.

O governador afirmou ainda que o lote destinado ao Pará deveria chegar até às 15h30. No entanto, em função do atraso causado pelo problema de logística do Ministério da Saúde, as doses só chegarão ao estado às 23h30. Segundo tabela enviada pelo Ministério da Saúde ao UOL, a entrega das vacinas ao Pará deve acontecer às 23h de hoje.

Mais cedo, em entrevista coletiva, Pazuello atribuiu os atrasos a uma repentina mudança de estratégia de logística que, segundo ele, teve que ser feita para contemplar os pedidos dos governadores de distribuição imediata da CoronaVac.

Helder Barbalho informou que a vacinação no estado vai começar amanhã, às 7h. Segundo ele, a primeira pessoa a ser vacinada será uma mulher negra e trabalhadora da área da saúde.

A entrega em outros estados

Além do Pará, ainda não receberam as doses da CoronaVac Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Como Barbalho, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também usou seu Twitter para expor o atraso na entrega das vacinas. Ela informou também que por conta disso, a vacinação começará amanhã no estado.

Notícias