Topo
Notícias

Aos pés do Cristo Redentor, vacinação anti-Covid começa no Rio

18/01/2021 19h42

SÃO PAULO, 18 JAN (ANSA) - Após receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 com quatro horas de atraso, o Rio de Janeiro iniciou a imunização nesta segunda-feira (18), aos pés do Cristo Redentor, um dos monumentos mais famosos do estado. As duas primeiras cidadãs a receberem a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, foram: Terezinha da Conceição, 80 anos, e Dulcinea Silva Lopes, 59.   


A idosa vive em um abrigo da prefeitura desde 2015, quando sua casa precisou ser demolida por riscos estruturais. Já Dulcinea é técnica de enfermagem e trabalha no Hospital Municipal Ronald Gazolla.   


O primeiro lote do imunizante chegou ao Rio por volta das 17h (horário local), no aeroporto Santos Dumont. Logo depois, as doses foram transportadas para o Cristo Redentor, onde foi realizada a vacinação simbólica.   


O estado tem direito a 487.520 unidades do primeiro lote de 6 milhões fornecido pelo Instituto Butantan, que ficou com 1,349 milhão para São Paulo. O governo paulista iniciou sua campanha de vacinação no último domingo (17), aplicando o imunizante na enfermeira Mônica Calazans, 54 anos, que trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.   


O Ministério da Saúde, por sua vez, planejava começar o programa nacional de imunização anti-Covid na quarta-feira (20), mas decidiu antecipar para esta segunda.   


Além de Rio e São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Piauí também já receberam doses da CoronaVac.   


Atraso na distribuição - Hoje, o Ministério da Saúde alterou os horários dos voos de entregas de vacinas para os estados do Brasil, que devem receber seus lotes somente nesta noite, atrasando o início da vacinação.   


Algumas autoridades estaduais, inclusive, já aguardavam nos aeroportos a chegada das ampolas, mas foram surpreendidas com as mudanças. Entre os estados afetados estão Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pará, Pernambuco e Espírito Santo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias