IBGE: Cinco das oito atividades do varejo avançam em novembro ante outubro
Apesar de o comércio varejista ter exibido ligeiro recuo de 0,1% na passagem de outubro para novembro, cinco das oito atividades registraram avanços nas vendas, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Houve crescimento em Livros, jornais, revistas e papelaria (5,6%), Tecidos, vestuário e calçados (3,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%).
As perdas ocorreram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%), Combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%).
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas cresceram 0,6% em novembro ante outubro. O volume vendido pelo setor de Veículos, motos, partes e peças subiu 3,5%, enquanto o de Material de construção encolheu 0,8%.
Revisões
O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em outubro ante setembro, de uma alta de 0,9% para 0,8%. O resultado de setembro ante agosto passou de 0,5% para 0,4%.
No varejo ampliado, a taxa de setembro ante agosto foi revisada de um avanço de 1,2% para 1,0%, e o resultado de agosto ante julho passou de 4,0% para 4,1%.
Média móvel
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,4% em novembro, divulgou também o IBGE. No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou elevação de 1,2% em novembro, segundo o instituto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.