Topo
Notícias

Toyota RAV4 2021 híbrida falha em teste do alce; assista

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2021 reprova em teste do alce - Divulgação
Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2021 reprova em teste do alce Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/12/2020 15h56

O teste do alce é uma das maneiras mais conhecidas de se aferir o equilíbrio de um novo modelo. Ele consiste em chegar a uma certa velocidade com veículo e mudar de direção de maneira repentina, como se realmente um animal estivesse atravessando a sua frente.

Normalmente é um teste difícil para carros grandes, e a mais recente vítima foi o Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2021. A responsável pelo teste foi a loja automotiva sueca Teknikens Värld. O empreendimento já havia criticado a versão com motorização a combustão do veículo no ano passado pelo mesmo problema, e recomendou que os consumidores não comprassem o carro.

A Toyota respondeu com uma atualização do software do sistema de estabilidade eletrônica do carro. No entanto, pelo que podemos ver, o modelo não teve sucesso em sua segunda tentativa, agora como híbrido.

"O sistema de estabilidade parece não encaixar de forma alguma", disse o motorista de teste.

"A traseira sai em uma derrapagem que não termina até que eu contraesterce com força suficiente. O ângulo de derrapagem é extremo. A 68 km/h não há nenhuma chance de passar pelos cones nessa velocidade."

Os motoristas do teste ainda disseram que o desempenho do Toyota foi "escandalosamente ruim". Para testar com mais peso interno, foram utilizados sacos com lastro no veículo.

Veja o teste:

Notícias