Topo
Notícias

Xi Jinping anuncia erradicação da 'pobreza absoluta' na China

03/12/2020 19h28

PEQUIM, 4 DEZ (ANSA) - O presidente da China, Xi Jinping, anunciou nesta quinta-feira (3) que o país "venceu a pobreza absoluta" e formalizou a "vitória" observando que o Comitê Permanente do Politburo uniu e guiou todo o Partido Comunista Chinês e o povo de todos os grupos étnicos no país para isso acontecer.   

"Foi a maior e mais poderosa luta contra a pobreza na história da humanidade. Após oito anos de luta contínua, concluímos as principais tarefas para aliviar a pobreza na 'nova era' conforme programado", disse Xi, citado pelo jornal China Daily.   

Segundo o líder chinês, "de acordo com os padrões atuais, os pobres nas áreas rurais foram retirados da pobreza e todos os condados pobres foram removidos".   

"A pobreza absoluta e pobreza regional global foram eliminadas com quase 100 milhões de pessoas que saíram da pobreza com "uma importante vitória que o mundo admirou", acrescentou.   

Em 2020, a linha de pobreza absoluta foi estabelecida na China em 4 mil yuans de renda anual, equivalente a cerca de US$1,52 por dia, menos do que US$1,90 definido pelo Banco Mundial.   

A meta foi traçada em 2012, na época da ascensão de Xi ao poder.   

A formalização, no entanto, ocorre às vésperas de um ano estratégico, pois em 2021 a China irá comemorar o centenário do PCC.   

Nas últimas semanas, a agência de notícias estatal Xinhua anunciou que as últimas nove comunidades, todas na província de Guizhou, foram removidas da lista oficial de pobreza absoluta.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias