Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido deve receber primeiras doses de vacina contra covid-19 ainda hoje

Ontem, a AgênciaReguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (MHRA) aprovou a vacina da Pfizer e BioNTech - Divulgação
Ontem, a AgênciaReguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (MHRA) aprovou a vacina da Pfizer e BioNTech Imagem: Divulgação

03/12/2020 13h34

As doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelas companhias Pfizer e BioNTech chegarão hoje no Reino Unido, revelou o assessor médico do governo, Jonathan Van-Tam, em entrevista à "Radio 5", da rede "BBC".

"Chegarão logo, em horas, não em dias", disse o especialista.

Ontem, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (MHRA) aprovou a vacina da Pfizer e BioNTech, dando sinal verde para a vacinação da população, que deve começar já no início da próxima semana.

Dessa forma, o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a dar o sinal verde para a campanha de imunização contra o patógeno que provoca a Covid-19.

O Comitê Conjunto sobre Vacinação e Imunização deverá publicar a recomendação sobre que grupos deverão receber prioritariamente a vacina. Os selecionados devem ser funcionários do setor de Saúde e idosos.

Van-Tam admitiu que existem dificuldades logísticas relacionadas ao preparado da Pfizer e da BioNTech, que precisa ser mantido a temperatura de 70ºC negativos.

O assessor médico do governo explicou ainda que não está decidido se o Ministério da Saúde britânico emitirá certificação de vacinação contra o novo coronavírus.

"O que posso dizer é que há uma intenção clara de garantir que a tecnologia da informação que apoia o programa de vacinação deixe claro quem a recebeu e quando", afirmou.

De acordo com a agência reguladora do Reino Unido, a vacina será efetiva sete dias depois que a pessoa receber a segunda dose, embora haja algum tipo de proteção 12 dias após a primeira dose.

Notícias