Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Político batizado como Adolf Hitler é eleito com 85% dos votos na Namíbia

Adolf Hitler Uunona é eleito administrador distrital de Ompundja, na Namíbia - Reprodução
Adolf Hitler Uunona é eleito administrador distrital de Ompundja, na Namíbia Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo

03/12/2020 18h26

Um político batizado como Adolf Hitler Uunona foi eleito semana passada como administrador distrital de Ompundja, na Namíbia — semelhante ao que consideramos como um prefeito.

Segundo a BBC, ele recebeu quase 85% dos votos de sua região e foi eleito pelo partido Swapo, que liderou a luta contra o apartheid no final da década de 1960 e o domínio colonial.

Ao tabloide alemão Bild, ele contou que a escolha do nome do ditador nazista foi culpa do pai, mas que ele não sabia o que estava fazendo. Vale ressaltar que nomes alemães são comuns no país, que foi colônia da Alemanha entre 1884 e 1915.

"Ele provavelmente não entendia muito bem o que Adolf Hitler defendia", disse Uunona, ao Bild.

"Quando eu era criança, eu via esse nome como um nome totalmente normal. Só quando fiquei adolescente é que entendi que esse homem tinha a intenção de conquistar e controlar o mundo inteiro. Eu não tenho nada a ver com isso", acrescentou.

Uunona contou que sua esposa o chama de Adolf e não tem planos de mudá-lo.

O Império Alemão matou milhares de pessoas durante uma revolta na década de 1910 pelos povos locais Nama, Herero e San. A BBC conta que alguns historiadores chamam o caso de "o genocídio esquecido".

No início deste ano, a Namíbia recusou uma oferta de US$ 12 milhões (R$ 60 milhões) da Alemanha para reparações, dizendo que continuaria a negociar uma "oferta revisada".

Ainda de acordo com o site britânico, o partido de centro-esquerda Swapo surgiu do movimento de independência da Namíbia e governa o país desde 1990.

Porém, o apoio ao partido caiu após alegações de suborno na indústria pesqueira. Nas eleições do mês passado, a Swapo perdeu o controle de 30 grandes vilas e cidades.

Notícias