Topo
Notícias

Bento XVI tem 'dificuldades para se expressar', diz cardeal

02/12/2020 08h41

VATICANO, 2 DEZ (ANSA) - O papa emérito Bento XVI, de 93 anos, tem "dificuldades para se expressar", segundo o cardeal maltês Mario Grech.   

Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Grech entrou para o colégio cardinalício no último sábado (28) e, após o consistório no Vaticano, fez uma visita a Joseph Ratzinger com o papa Francisco e outros 10 novos cardeais.   

Segundo Grech, Bento XVI disse, logo no início do encontro: "O Senhor me tirou a palavra para me fazer apreciar o silêncio". O maltês foi nomeado bispo por Ratzinger em 2006 e contou que o alemão buscou "encorajar" os novos cardeais.   

"Foi um momento de alegria me encontrar com o papa Bento. Ver esse pastor, esse homem, com os anos que pesam sobre ele, mas ao mesmo tempo lúcido e sorridente e com vontade de comunicar sua experiência, nos encorajou muito", acrescentou.   

Bento XVI vive recluso no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, desde que renunciou ao comando da Igreja Católica, em 2013. Em agosto passado, a imprensa alemã já havia publicado que Ratzinger mantém "raciocínio e memória velozes", mas que sua voz é quase inaudível. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias