Topo
Notícias

OMS alerta para situação muito preocupante da pandemia no Brasil

30/11/2020 17h19

ROMA, 30 NOV (ANSA) - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira (30) que a situação da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil é "muito, muito preocupante" e o país deveria levar a situação a sério.   

"Gostaria que o Brasil levasse a sério. Os casos de 2 a 26 de novembro voltaram a dobrar e as mortes também aumentaram significativamente. A situação é muito, muito preocupante", afirmou o representante da OMS, durante coletiva de imprensa em Genebra.   

De acordo com Ghebreyesus, a pandemia de Covid-19 está evoluindo no país sul-americano, onde quase 173 mil pessoas morreram e 6,3 milhões foram contaminadas. No ranking mundial, o Brasil ocupa a segunda posição entre as nações com mais vítimas e é o terceiro com mais casos da doença.   

Desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro nega a gravidade do Sars-CoV-2 e tem dado declarações polêmicas sobre a doença, além de incentivar aglomerações e muitas vezes não utilizar máscara de proteção, medidas que a OMS recomendou para evitar a propagação do vírus.   

Na semana passada, inclusive, o líder brasileiro afirmou que não pretende se vacinar contra a Covid-19, quando uma imunização ficar disponível.   

"Eu digo para vocês, eu não vou tomar, é um direito meu", afirmou em uma live no Facebook, na quinta-feira (26). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias